• Camila Moura

Como seu negócio estará daqui 3 anos?

Atualizado: 16 de Set de 2020


No cenário de empresários e empreendedores a realidade no Brasil é de que 21% das empresas quebram no primeiro ano e o índice aumenta com menos de cinco anos, de acordo com o Portal de Adm.


As causas para isso acontecer são inúmeras, mas um dos problemas encontrados é a falta de gestão e planejamento, e neste quesito, um dos pontos importantes é a definição de onde você deseja chegar com o seu negócios nos próximos anos (mais conhecido como visão).


Eu sei que a maioria das pessoas acham essas definições super supérfluas e na maioria das vezes são criadas e esquecidas. O grande problema está exatamente ai! Não podemos criar um objetivo no qual não exista ação. Gosto da seguinte frase que resume bem a ideia:


"Visão sem Ação não passa de um sonho. Ação sem Visão é só um passatempo. Visão com Ação pode mudar o mundo".
Joel Baker

Então, nesse artigo eu vou te dizer alguns passos para você implementar na sua empresa e já mudar a realidade dela para os próximos anos.


DEFINA O TEMPO DE EXECUÇÃO!


A primeira tarefa é definir o tempo pelo qual você deseja chegar à algum objetivo. Você deve criar no máximo três objetivos: a curto, médio e longo prazo. E a definição de curto, médio e longo prazo vai depender do tipo do seu negócio. Negócios inovadores precisam estar mais atentos às possíveis mudanças com maior frequência, por exemplo.


Para novos empreendedores eu indico começar com 6 meses. Pouco? Sim, é preciso se acostumar com a ideia de ter um objetivo, com ações tomadas de forma estratégica e manter isso em constante fluxo. E claro, você pode mudar esse tempo quando achar necessário.


SAIBA ONDE VOCÊ QUER ESTAR!


Depois de definir o prazo de execução é preciso pensar onde você quer estar quando aquele momento chegar. Por exemplo: "Ser referência na área alimentícia dentro da região metropolitana da cidade nos próximos três anos" ou "Aumentar o faturamento em 10% no prazo de um ano e ser a melhor e mais feliz das organizações de assistência médica no ano".


O seu objetivo é livre e pode estar alinhado com seus valores, faturamentos e missão. Seja sincero, não tenta inventar a roda e simplifica!


PARTA PARA AÇÃO


Depois que você tiver seu objetivo em mente e com base nele analise a seguinte pergunta:


O que eu preciso fazer para que isso seja possível?


Defina as ações que você deverá realizar para que seu objetivo seja possível. Leve em consideração vários aspectos do seu negócio. Como por exemplo: estoque, equipe, vendas, clientes, marketing e etc. Faça um plano de ação e acompanhe todo o projeto a ser executado.


Se você deseja que sua empresa continue de pé por um bom tempo deve cuidar da saúde dela. Esses são os principais passos para que você tenha foco e estratégia no seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Quem tem negócios pequenos precisam ser mais cuidados com o planejamento por serem mais sensíveis a qualquer mudança e quem tem médio ou grande precisa fazer isso, pois quanto maior mais se perde o controle. Então, mão na massa!

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