• Camila Moura

O que é Empreendedorismo Ágil?

Atualizado: 19 de Out de 2020

Tudo começa com o desenvolvimento de software através de metodologias ágeis. Utilizei o Scrum ( neste artigo falei sobre a ferramenta) a três anos atrás quando fui Scrum Master de um projeto de sistema.


Estas metodologias, disciplinas, frameworks foram criados em cima de um manifesto, ou seja, uma declaração sobre as principais ideias de como esses métodos devem ser implementados. A verdade é que eu passei a acreditar na "filosofia" ágil e entendi que os seus princípios podiam se estender para qualquer área.

Foi assim que surgiu a ideia desse negócio (Consultoria Ágil) e logo em seguida eu criei os valores e princípios do que chamo de Empreendedorismo Ágil. Na imagem a baixo está as principais base deste conceito.

A proposta é incluir algumas principais características dos métodos ágeis no empreendedorismo, misturando um pouco da ideia das Startups ao mundo empreendedor que não se enquadra 100% nesse tipo de negócio.


Torne Pessoas Sensacionais: Aqui entende-se que tudo é feito por pessoas e para pessoas, então, não é possível criar um produto ou serviço sem se preocupar com o nosso principal bem. Deve-se desenvolver os colaboradores e prestar um trabalho incrível para quem adquire os produtos ou serviços.


Entrar em Ação de forma Efetiva: Significa não ficar pensando em todas as variáveis que podem dar errado, procurar cursos e mais cursos, esperar que se tenha cartão de visita, site e qualquer outra necessidade que, na verdade, não impede de começar agora. Tomar decisões e fazê-las acontecer.


Experimente e Aprenda rápido: Mais importante do que estudar e se questionar de mais sobre as ações é começar. Porém, não adiante testar e não aprender com o teste. Por isso, é necessário que exista os aprendizados colhidos em cada etapa de um novo projeto.


Entregue Valor a todo Instante: Uma das principais características dos métodos ágeis é sempre dar importância ao valor que está sendo entregue para o cliente. Seja ele um cliente interno (na empresa) ou externo.


Ser ágil é fazer mais em menos tempo. Só que não de uma forma pesada e cansativa, este processo deve ser leve e tranquilo. Pois de nada adianta conseguirmos fazer mais em menos tempo se por acaso você não pode aproveitar o tempo "livre" para viver além de trabalhar.


Mais do que saber o caminho correto é manter o ritmo e entender que menos é sempre mais, simplifique.


Por aqui você vai desvendar como criar um negócio inovador, criativo e que se importa com as pessoas e com o mundo! Acredito que novos modelos de negócios e diferentes tipos de estruturas nas relações de trabalho podem beneficiar as empresas, o mundo e principalmente as pessoas.

Empreender é mudar, é estar sempre ajustando a régua para algo melhor. Não é criar um negócio apenas para pagar os boletos no final do mês, queremos gerar um impacto para as pessoas à nossa volta e estar em constante progresso.

Por isso é permitido mudar, inovar, é necessário sonhar, contribuir para; e com as pessoas, é importante ser eficiente, o simples é incrível e a melhoria essencial.

É assim que farei o meu negócio crescer e vou amar que você venha junto nessa caminhada!🌻

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Destaques

Tags

Categorias