• Camila Moura

Sabotador: O que isso tem a ver com meu negócio?

Você já teve pensamentos que te fizeram paralisar ou procrastinar? Frases do tipo:

  • "Eu mereço descansar só mais um pouquinho nas redes sociais!"

  • "Estou cheio de atividades, mas preciso ter mais resultados!"

Esses são exemplos de pensamentos sabotadores. Este conceito foi desenvolvido pelo Dr. Shirzad Chamine (Engenheiro, Coach e Dr. em Neurociência) e criou o estudo sobre a inteligência positiva, ou seja, uma análise entre o tempo e a quantidade de pensamentos negativos (Quociente de Inteligência Positiva - QP). Quanto mais pensamentos negativos tivermos, menor a inteligência positiva e vice-versa.

E a premissa a partir disso é:


Pensamentos -> Sentimentos Sentimento -> Comportamentos

Pensamentos geram sentimento que geram comportamentos e retorna para pensamentos. Se você possui um pensamento negativo, vai te gerar sentimentos e resultados negativos.

Mas o que isso tem a ver com meu negócio?

Quando entramos nesse ciclo de comportamentos o que acontece é a paralisação ou procrastinação e que está totalmente relacionado a seu negócio. Chefes e funcionários têm esse tipo de pensamento e que gera a falta comportamentos de sucesso. Você pode querer tudo perfeito, ter medo de arriscar, não estar seguro e não ter comprovações, querer controlar de mais todas as situações, estar sempre ocupado de mais e quando isso acontece, você estagna e não faz.

Existem 10 sabotadores (pensamentos negativos) e cada um deles dará desculpas para não efetivar sua atividades, segue a baixo:

  • CRÍTICO: Esse é o chefe de todos os outros, ele procura criticar você e a todos. É ótimo para gerar senso crítico, mas unido aos outros sabotadores pode prejudicar o sucesso das nossas atividades e comportamento.

  • ESQUIVO: A forma de agir deste sabotador é fugindo de tudo e de todos, não entra em confusão, mas também não se posiciona, foge de pressão, sempre tem um objetivo, mas quando as coisas ficam mais difíceis, desiste. Vai deixar de executar o que precisa no seu trabalho porque não quer entrar em nenhum tipo de conflito, interno ou externo.

  • VÍTIMA: Esse acredita que o mundo não é justo, ou seja, tudo acontece com ele! Vai sempre criar dificuldade para realizar qualquer atividade, porque não tem ninguém para ajudar a ele. Se não cumprir um prazo ou fazer algo bem feito a culpa não é dele. A culpa é do mundo. Vai deixar de executar porque a vida é muito difícil para ele e mais ninguém.

  • HIPER-REALIZADOR: A pessoa que está sempre na correria e nunca tem tempo para nada, mas, contraditoriamente, procura mais coisas para fazer, porque ainda não fez o suficiente. Vai deixar de executar porque é impossível dar conta de tudo que ele se propõe a fazer.

  • HIPER-RACIONAL: O rei da razão! Se algo não tiver dados, comprovação científica, análises, não vai adiantar conversar com essa pessoa. Pode apagar qualquer tipo de relacionamento, conhecimento, por não existir a sua lógica. Vai deixar de executar porque não existe lógica no que ele ou as pessoas estão fazendo.

  • HIPER-VIGILANTE: Este tipo de sabotador consegue ter medo de tudo! Está sempre vigilante e atento a todas as coisas que podem dar errado. Como sente medo de tudo, não vai buscar nada além do padrão, não será a pessoa proativa, vai dificultar ações que não sejam planejadas e não vai lidar com emergências. Vai deixar de executar porque o medo impede de que vá a luta.

  • CONTROLADOR: Precisa ter controle de tudo e de todos. Precisa saber o que está acontecendo e o que pode acontecer com todos da equipe. A falta de controle o deixa "sem chão", pode criar dificuldades ao se trabalhar em equipe e tem dificuldade de delegar. Vai deixar de executar quando o cenário não for o planejado.

  • INQUIETO: Não finaliza nenhum tipo de projeto, porque está sempre com novas ideias e novo posicionamento. Pode não conseguir ter foco e está sempre atrapalhado com suas atividades. Vai deixar de executar pela quantidade de possibilidades que a vida pode proporcionar. Sem foco em um objetivo central.

  • PRESTATIVO: Quer ajudar tudo e a todos, aglutina atividades de outras pessoas e não prioriza as suas, fazendo com que ele não realize o que precisa ser feito. Sua vida e suas próprias atividades não importam quando alguém precisa de algo. Vai deixar de executar porque quer ajudar todo mundo.

  • INSISTENTE: Precisa estar tudo muito perfeito! Se cobra e cobra a todos com o critério da perfeição e não aceita menos do que isso. Nunca acha que seu trabalho está suficiente e age da mesma forma com as outras pessoas. Pode perder prazos e não valorizar os trabalhos realizados. Vai deixar de executar porque quer uma perfeição que não existe.

Esses são os sabotadores, ou seja, pensamentos que fazem com que cada pessoa deixe de realizar com "desculpas" diferentes. Se identificou com algum?

CUIDADO: Você vai se identificar com todos eles, pois possuímos todos eles. A grande questão é o grau de porcentagem que estes pensamentos aparecem no seu dia. Para saber efetivamente quais esses grau basta fazer uma devolutiva de autossabotagem. Se você avaliar esses pensamentos/comportamentos são ótimos em alguns aspectos, pois podemos ajudar as pessoas, ser produtivos, ter altos padrões e etc, porém o problema é quando isso está em excesso e nos leva a ter comportamentos exagerados e extremos!

Como posso resolver a Autossabotagem?

O primeiro passo você já fez, ler esse artigo. É possível corrigir isso quando você sabe que estes conceitos existem e agora sabe a forma como os seus pensamentos mentem para você. Você já pode passar a observar a constância dessas atitudes no seu dia a dia. Avaliando quais dos comportamentos estão atrapalhando no desenvolvimento do profissional que você pode ser! Uma outra opção é realizar a devolutiva de sabotadores com um profissional especializado no assunto e trabalhar isso mais especificamente e individualmente.

É importante prestar atenção para a sua inteligência positiva, a maior parte das demissões e má performance não são por conhecimentos técnicos, são por comportamentos e é por isso que entender sobre o assunto fará total diferença na construção do seu sucesso como profissional!


Fique atento!

Posts recentes

Ver tudo

Destaques

Tags

Categorias