• Camila Moura

Scrum: Agilidade para o seu negócio!

Atualizado: 21 de Out de 2020

Poderia começar a explicar toda a parte técnica dessa "metodologia", mas quero falar mais do que isso. No entanto, é preciso contextualizar.


ASPECTOS IMPORTANTES DO SCRUM


O Scrum é um framework (conjunto de valores, princípios e práticas) e por isso é algo que pode ser usado com qualquer outra metodologia de projetos, além de se adaptar de acordo com a necessidade, características do projeto e empresa. Sua principal função é proporcionar um passo a passo com ferramentas para gerenciar sua equipe e projeto. É utilizado nos projetos que possuem início, meio, fim, são complexos e precisam aceitar mudanças.


Apesar de aceitar mudanças, estas não podem ser feitas de qualquer forma.

O Scrum é muito fácil de entender, simples na sua estrutura, porém não tão fácil de implementar, pois a maioria das equipes não estão prontas para compreender a importância de cada etapa do processo.

No geral, as pessoas não estão acostumadas a ter procedimentos, horários e uma estrutura muito bem definida para o desenvolvimento das suas atividades e por isso é importante que o consultor saiba lidar com a adaptação cultural da equipe para a implementação do novo formato de trabalho.



Algumas literaturas falam de sua capacidade de fazer mais em menos tempo e com certeza é um super diferencial. Possui uma capacidade de unir tudo em uma estrutura, trazendo o cliente como protagonista e de transformar pessoas e processos. O que faz o Scrum ser uma das melhores formas de se obter resultado de forma ágil.


Sua estrutura tem alguns principais conceitos que vão além dos seus fundamentos de transparência, inspeção (avaliar se está como planejado) e adaptabilidade (capacidade de mudar), são:

  1. Especificidade: As tarefas são definidas de forma específica, priorizadas, monitoradas e temporais.

  2. Foco em pessoas: Todo o Scrum deseja entregar valor para todas as pessoas envolvidas na cadeia, clientes, equipe, stakeholder, etc.

  3. Melhoria Continua: O foco durante todos os ciclos é a melhoria de todos os processos.


ESTRUTURA DO SCRUM


Para entender a estrutura do Scrum é preciso falar sobre os papéis (pessoas que possuem uma função específica dentro do framework), eventos (momentos determinados para planejar ou apresentar o projeto), artefatos (ferramentas que auxiliam todos envolvidos), como segue:


PAPÉIS

  • Stackholder: São as partes interessadas na execução, finalização e qualidade do projeto.

  • Scrum Master (SM): Responsável por liderar as etapas do Scrum e ser ponte entre o time, Product Owner e Stackholder.

  • Product Owner (PO): Principal responsável na execução do projeto, definição de prioridades de execução das macros atividades e comunicação de todos.

  • Scrum Team (ST): Colaboradores que executam as atividades.


EVENTOS


Criação do Product Backlog: Momento para se criar todas as macro tarefas que vão definir todo o necessário para o seu projeto ser finalizado. Essas macro atividades serão desmembrada em micro atividades a depender do grau de prioridade, pois as de maior prioridade serão as primeiras a serem executadas. Esse evento é realizado pelo Product Owner e informado ao Srum Master.


Sprint Planing: Nesta reunião deve-se definir quais atividades serão executadas na próxima Sprint. As atividades são fracionadas no que chamamos de histórias, essa é menor parte parte referente a uma atividade proposta. Nesta etapa, é feito a priorização das histórias, ou seja, o Time Scrum definirá o quão custoso será para concluir a atividade. O Time Scrum participa ativamente nessa fase. O PO é responsável por explicar a atividade para o time caso tenham alguma dúvida e o SM deve coordenar o evento.


Uma das técnicas utilizadas para definir o grau de prioridade das atividades é o Planning Poker.

Sprint: Realizado após o planejamento da Sprint. Período no qual a equipe irá executar as atividades definidas dentro de uma quantidade de dias escolhido. É ideal que cada Sprint possua no mínimo 2 semanas e no máximo 4 semanas.


Reunião diária: Evento realizado todos os dias pelo ST e SM para avaliação das atividades. Sua duração deve ser de no máximo 15 min e deve ser feita em pé. Neste post falei um pouco mais sobre a Reunião Diária e como tornar a sua equipe mais coesa.


Revisão: Avaliar e verificar o projeto que está sendo construído.


Retrospectiva: Momento que deve ser analisado como o trabalho foi efetivado e se existe alguma melhoria a ser feita.


ARTEFATOS

  • Product Backlog: Todas as tarefas a serem realizadas para a finalização do projeto;

  • Sprint Backlog: Todas as atividades que serão executadas na Sprint;

  • Quadro Kaban: Ferramenta para realizar o controle das atividades a serem utilizadas durante a Sprint;

  • Planning Poker: Jogo utilizado para a definição dos pontos (priorização) de cada história a ser realizada;

  • BurnDown: Gráfico de acompanhamento do progresso da equipe versus a quantidade de pontos de história da Sprint.


COMO FUNCIONA?


Para entendimento de como iniciar o Scrum, segue gráfico:


Seguindo os pontos apresentados é possível realizar projetos mais complexos com uma estrutura muito bem estruturada, controlável, adaptável e eficiente.


Apesar de ter sido criada para ser utilizada dentro do desenvolvimento de softwares, por ser um framework é possível realizar as mudanças necessárias para o cenário dentro da sua empresa.


O Scrum é capaz de gerar maiores resultados, facilidade de comunicação, integração e desenvolvimento da equipe, dentre muitos outros benefícios dentro da sua empresa.

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Destaques

Tags

Categorias